Mansa Fúria traz um retrato da cantora, compositora e violonista baiana em seu percur- so sertão/litoral/metrópole. Nascida em Juazeiro no interior da Bahia, Josyara traz em suas composições um olhar sensível sobre seu cotidiano e sua história, embaladas por um vio- lão percussivo e potente.
!Se em seu disco de estreia “Uni Versos” ela apresenta suas raízes do sertão baiano, em Mansa Fúria ela escancara sua versatilidade trazendo uma voz e violão que dialogam per- feitamente com texturas eletrônicas.
!“Percebi que minhas canções refletem muito as águas e seus movimentos. É como meu corpo reage. Uma hora maré mansa, outra mar revolto, rio na enchente. Eu transbordo demais. Mansa Fúria também é o nome da música mais antiga do disco, tem cerca de 10 anos. E quando a escolhi vi que tinha uma força grande que ainda carrego comigo. Nela diz “por que eu quero é viver na mansidão, mansa fúria como o mar”. É isso. As outras canções falam também muito nessa calmaria raivosa de como levo a minha vida”, com- plementa.
!Em suas letras, algumas figuras têm presença forte: as frutas locais como a pinha, caram- bola, umbu, o árido sertão de sua terra natal, o encontro com o mar na capital soteropoli- tana, Yemanjá, Nanã. “É tudo muito natural. Não racionalizo muito quando estou no ápice da criação. A reflexão vem muitas vezes depois que escrevo, como um sonho que ganha significados depois que a gente acorda. Gosto de observar, contemplar com prazer as coi- sas que vejo beleza. Acredito que a nossa ligação com a beleza e a espiritualidade é an- cestral, é esse diálogo entre a nossa natureza intuitive e o mundo exterior. Conto o que vejo cantando”.
!Em Mansa Fúria Josyara não deixa de lado a crítica social, a voz contra o racismo e a re- afirmação da liberdade sexual. “Hoje temos mais acesso as histórias, as pessoas estão tendo voz e contando suas dores. Isso nos dá coragem de unir para trocas essas ideias e tentar não nos machucar tanto com as opressões que sempre existiram (e que infelizmen- te vão existir por um bom tempo). Não é fácil ser mulher e se abrir desse jeito, libertar o corpo e se assumir dona de si. Mas estamos no caminho de crescimento, estamos amplifi- cando o olhar. Gosto de dizer o que sou e compartilhar esses sentimentos que são vividos por muitos”.
!Morando em São Paulo desde o ano passado, Josyara sente a metrópole como reafirma- ção de suas raízes. O lugar que ela conversa com a saudade. Onde ela se enxerga com clareza como mulher persistente, que não tem problema de voltar pra casa quando dese- jar. “São Paulo me deixa sempre nessa sensação de retorno e proteção do que desejo”.
Código de Barras: 7891970161319
Tipo de Item: CD
Artista: Josyara
Título: Mansa Fúria
Gravadora: 2507
(Os dados técnicos do produto informados acima foram fornecidos pelo fabricante. Embora não seja comum, variações podem ocorrer)